Está pensando em visitar Florianópolis neste verão? Preparamos dicas super especiais para que sua viagem fique ainda melhor!

Se você tinha alguma dúvida sobre vir para Floripa, agora você irá ter certeza de que é o melhor destino neste verão!

Praia de Canasvieiras

A praia mais badalada da ilha no verão, recebe milhões de turistas todos os anos. O principal atrativo é o mar calmo, com águas esverdeadas e quentes em virtude da baía onde localiza-se. Sua estrutura de bares, restaurantes, passeios chama a atenção dos turistas. Em frente à praia, fica a ilha do Francês, uma linda paisagem.


Passeio de Barco Pirata

O passeio de barco sai da praia de Canasvieiras e percorre a baía norte da ilha. A primeira parada é na ilha do Francês, onde os visitantes podem tomar banho de mar e, com sorte, ver os golfinhos. Os barcos param para almoço em praia quase paradisíaca, com pescadores e restaurante familiar, com peixes e frutos do mar frescos. A última parada é na ilha de Anhatamorim, onde é realizado um passeio guiado pela Fortaleza de Anhatamorim e construções históricas. Ao longo de todo percurso, os piratas (tripulação e animadores do barco) criam atrações, animam, dançam e garantem muita diversão aos visitantes. Além disso, a vista do barco das praias de Canasvieiras, Jurerê e Daniela são maravilhosas!


Jurerê Tradicional e Internacional

A praia de Jurerê fica ao lado de Canasvieiras, famosa pelas suas imponentes mansões, o bairro por si só já é roteiro de passeio em Florianópolis. Em sua principal avenida, um calçadão com cafés, restaurantes, lojas e praça para crianças podem ser desfrutados, com atrações especiais aos finais de semana. A praia possui águas calmas e quentes, também provenientes da baía norte da ilha.


Praia do Forte

A praia do Forte fica ao lado de Jurerê, seu acesso é ao final da Avenida dos Búzios (principal rua de Jurerê). O nome é originário da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que encontra-se no local. O forte histórico foi construído junto com outros dois, na ilha de Anhatamorim e Ratones, formando um triângulo de defesa da baía norte da ilha no século XVI. A fortaleza fica no alto de um morro (entre as praias de Jurerê e Forte) e é aberta para visitação diariamente. Ao lado dela, encontra-se uma escadaria e também uma estrada, para acessar a praia. O local é um verdadeiro paraíso. Águas calmas e mornas, areias brancas com estrutura de bares e alguns restaurantes e uma vista surpreendente.


Santo Antônio de Lisboa

A praia é única na ilha, conta com um vilarejo com construções históricas da colonização açoriana. Também possui uma igreja aberta à visitação. A praia em si não é ideal para banho, pois o local possui produção de Ostras. No entanto, a rua que beira o mar possui restaurantes de ostras e frutos do mar que são referências gastronômicas. Além do sabor, os locais oferecem estrutura com mesas em deck à beira mar, com uma vista única do centro de Florianópolis e da Ponte Hercílio Luz.


Lagoinha de Ponta das Canas

A praia fica entre morros e pedras, o que possibilita uma vista incrível. Com águas cristalinas e grande estrutura de bares e restaurantes fica muito próxima das praias com estrutura hoteleira, como Canasvieiras, o que permite aos visitantes passar o dia desfrutando do paraíso.


Lagoa da Conceição

No centro da ilha, a Lagoa da Conceição é um cartão postal natural de Florianópolis. A Avenida das Rendeiras, rua que permite atravessar a lagoa de leste a oeste, tem em suas margens grama e as águas calmas da lagoa. No local é possível praticar stand up paddle, almoçar com a vista da lagoa ou fazer passeio de barco pelas diversas paradas da lagoa da conceição. Os barcos partem a cada meia hora e cada trajeto é maravilhosa, sendo que, alguns deles, possuem parada para almoço em restaurantes com culinária variada, mas com destaque aos peixes, frutos do mar e a famosa sequência de camarão.


Barra da Lagoa

A praia Barra da Lagoa fica no lado leste da ilha de Florianópolis, o local conta com o canal que permite que a Lagoa da Conceição desague no mar. O canal por si só já é lindo, com um farol ao final do mole, onde se pode acessar para fotos impressionantes da praia. A praia possui ampla estrutura de bares e restaurantes e tem acesso ao Projeto Tamar. Partindo da passarela que liga as margens do canal da barra da lagoa é possível fazer uma trilha até as piscinas naturais.


Praia dos Ingleses

Uma das praias mais amplas de Floripa, Ingleses conta com estrutura de bares e restaurantes à beira mar e diversas opções de passeios náuticos, entre eles banana boat e stand up paddle.


Praia do Santinho

A praia do Santinho possui uma beleza paradisíaca. Além disso, o local conta com uma trilha onde pode-se observar as pinturas rupestres e uma vista surpreendente da praia. Se o visitante gostar de uma caminhada ao ar livre, a trilha pode ser percorrida até a praia e reserva de Moçambique, através do Morro das Aranhas. O trajeto da trilha tem 2,2km de extensão.


Praia e Dunas de Joaquina

A Praia da Joaquina é um verdadeiro recanto para os surfistas. Com ondas altas e fortes, o local recebe campeonatos mundiais do esporte em diversos períodos do ano. Além disso, a praia em si possui uma beleza natural incrível. Antes de chegar na praia, o visitante pode brincar e explorar as dunas de areia. Nelas pode-se ver a Lagoa da Conceição e a praia, além de poder praticar sandboard (surf de areia).


Ilha do Campeche

O local é carinhosamente conhecido como caribe brasileiro. A ilha é acessada por barcos, que partem da praia do Campeche, no lado leste da ilha de Florianópolis. O percurso leva entre 30 e 50 minutos, dependendo da embarcação escolhida. Ao chegar na ilha, o visitante tem a impressão de que os barcos estão flutuando, pois a água é tão cristalina que é possível ver a sombra deles no fundo do mar. A visitação à ilha dura até 4 horas em virtude de suas leis ambientais. Além de desfrutar da praia, o local conta com uma natureza surpreendente e pinturas rupestres.


Trilhas

Costa da Lagoa: a trilha possui 8 quilômetros de extensão, partindo do final da Estrada Geral do Canto dos Araçás até a praia do Saquinho (final da trilha). O percurso passa por sete vilas, os atrativos são a vista da lagoa, vista panorâmica das Dunas da Joaquina, passeio de barco e restaurantes. A trilha dura em torno de 4 horas e o grau de intensidade é moderado.

Lagoinha do Leste: com 2,3 quilômetros de extensão, a trilha inicia na praia de Pântano Sul. Embora moderada, a trilha exige um pouco de preparo, em virtude de seus aclives de aproximadamente 200m. O ponto alto do passeio é a vista da praia, que é surpreendente, quase uma obra de arte. Muitos visitantes chegam à Florianópolis já com este roteiro, pois é uma das trilhas mais famosas do país.

Morro das Aranhas: a trilha inicia-se no lado sul da praia do Santinho, junto às pinturas rupestres e percorre um trecho de aproximadamente 2,2 quilômetros. Além das oficinas líticas, as atrações são costões, vista para a Ilha das Aranhas, Praia do Moçambique, Parque Estadual do Rio Vermelho e para a Praia do Santinho, além de seis córregos. O percurso varia de moderado a médio.

Lagoa do Peri: embora Florianópolis seja a capital de Santa Catarina, a cidade possui uma identidade única entre as capitais, além de ser uma ilha, a maior parte de seu território ainda é preservada. A Lagoa do Peri, no lado sul da ilha é um exemplo, uma reserva natural protegida por lei, apresenta ainda mata atlântica natural, jacarés de papo amarelo e uma vista linda da Ilha do Campeche. Esta trilha possui um maior grau de dificuldade e deve ser feita com um guia, mas se o visitante quer explorar realmente a natureza de Florianópolis, vale a pena!


Mergulho, Stand Up Padle, Surf e outros esportes náuticos

Os passeios para mergulho podem ser feitos partindo das praias de Canasvieiras ou Ingleses. Ambas as praias possuem empresas que dão treinamento, locam os equipamentos e acompanham os visitantes. As principais praias de Surf, são: Joaquina, Mole, Santinho e Barra da Lagoa no lado leste da ilha, onde estão as praias de mar aberto (fora das baías), a praia Brava, no norte da ilha também possibilita a prática. Outros esportes náuticos, como stand up paddle, caiaque, banana boat, etc, podem ser realizados nas praias de Canasvieiras, Ingleses e Lagoa da Conceição.


Projeto Tamar

O Projeto Tamar trata-se de um parque de preservação das tartarugas marinhas. Ele é instalado nos berçários das tartarugas, ou seja, nas praias onde há possibilidade delas criarem seus ninhos. Em Florianópolis, ele está na praia Barra da Lagoa e conta com diversas espécies de tartarugas marinhas. O local pode ser visitado diariamente, mediante uma taxa de acesso.


Beto Carrero

Um dos parques temáticos mais visitados da América Latina, o Parque Beto Carrero World fica a apenas 1h30minutos de Florianópolis. Muitos visitantes que se hospedagem na ilha reservam um ou dois dias para ir até o parque. Florianópolis conta com diversas agências que levam até o Beto Carrero World e o passeio pode ser comprado nas praias. Ou, se o visitante estiver de carro, o percurso até o parque é muito simples e vale muito a pena. A melhor opção é sem dúvidas ficar hospedado em Florianópolis, que conta com uma ampla estrutura de hotéis e restaurantes e ir e voltar até o parque, pois a cidade onde ele encontra-se não tem grande estrutura turística e atrativos para uma viagem mais longa, sendo assim os demais dias da viagem podem ser aproveitados para curtir tudo que Floripa tem a oferecer! Se o visitante não comprar o passeio ao parque através de um pacote de viagens, é possível comprar depois de estar em Florianópolis, normalmente há grande oferta e assim não há risco de agendar o passeio para um dia de chuva.


E se chover?

Diferente de outros destinos turísticos de verão, Florianópolis não tem como atração somente as praias. A cidade é muito grande, segura e linda! Não há muitos períodos de chuva durante o ano, o mais provável é no inverno, mas sem muita chuva contínua. No verão, as pancadas de chuva acontecem normalmente a noite. Mas, se o visitante pegar alguns dias de chuva, ainda existem muitas atrações em Florianópolis. Veja algumas dicas abaixo:

Mercado Público e Ponte Hercílio Luz

No centro de Florianópolis está a famosa ponte Hercílio Luz, que emoldura a chegada da cidade. Além disso, o Mercado Público da cidade é um charme! O local conta com o mercado de peixes frescos, diversas lojas e a praça de alimentação com restaurantes para todos os gostos. As mesas dos restaurantes ficam em meio ao mercado, o que proporciona um local ao ar livre muito agradável. Ao lado do mercado encontra-se um artesanato que conta com presentes e decorações feitas localmente, entre eles itens confeccionados com a técnica de renda de bilro.


Museus

A cidade possui diversas atrações culturais, algumas itinerantes outras fixas, mas para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e cultura da ilha, o Museu Histórico de Santa Catarina, que fica no Centro, próximo ao mercado público é visita obrigatória. Além deles, Florianópolis conta com o Museu de Arte, que além das obras fixas, tem diversas exposições. A cidade ainda conta com o Museu de História Natural e o Museu Homem de Sambaqui, com ótimos acervos. Caso o visitante tenha um pouco mais de tempo, ainda pode explorar mais alguns museus menores, que ficam principalmente no Centro de Florianópolis.


Shoppings

A cidade conta com três shoppings, o Floripa Shopping, no norte da ilha, o Beira Mar Shopping, no Centro, e o Shopping Iguatemi, ao norte da Avenida Beira Mar. Os três contam com diversas lojas, sendo que o Floripa Shopping é o preferido dos turistas para compras e também por sua proximidade das praias.


Gastronomia

As opções gastronômicas em Florianópolis são muitas, diversos restaurantes são referências e conhecidos nacionalmente. A ilha conta com rotas gastronômicas, na Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e também no centro. Nelas a concentração de restaurantes é maior e as opções de pratos são muitas. O destaque fica por conta dos peixes frescos, frutos do mar e as ostras, que são produzidas na ilha. Florianópolis inclusive é uma das maiores exportadoras de ostras, para o país e até mesmo exterior. Outra iguaria local é a sequência de camarões, uma espécie de rodízio onde o camarão é servido em diversos preparos. Provar peixes à beira mar ou frutos do mar é obrigatório na ilha, com certeza o visitante não esquecerá o delicioso sabor!


Cafés e bares

Floripa concentra muitos café e bares. A experiência de tomar um café fresco no mercado público ou no calçadão de Jurerê não pode deixar de fazer parte do roteiro de viagem. Nas praias também estão ótimas opções, além dos cafés, os bares também podem ser desfrutados, principalmente os que estão à beira mar. Nas praias do norte estão a maior parte, muitos deles com estrutura de praia, onde o visitante pode ficar relaxando à beira mar enquanto o serviço é realizado ali mesmo, basta fazer o pedido.


Bares e Baladas

Os principais pontos de balada de Floripa estão na Lagoa da Conceição e Jurerê. Nestes locais, o visitante encontra atrações para todos os gostos. Na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, estão restaurantes para um happy hour e jantar com música ao vivo, bares com shows e baladas. Os shows acontecem principalmente de quintas à sábados. Já em Jurerê as opções são diferenciadas com beach clubs, que abrem durante o dia e para happy hour, a maioria até às 22h. Os beach clubs de Jurerê ficam à beira mar, contam com música de estilos variados e alguns possuem programações com shows. Além disso, as demais praias da ilha possuem diversos bares em seus respectivos centrinhos - cada bairro/praia, principamente os do norte da ilha, possui um centro independente, onde está o comércio local, praticamente uma mini cidade. Os bares dos centrinhos, de Canasvieiras, por exemplo, contam com música ao vivo e servem petiscos, as mesas são colocadas na calçada, servem chopp, cervejas diferenciadas e drinks, bem ao estilo praiano!  


Rua Dr. João de Oliveira, 806  |  Canasvieiras  |  Florianópolis  |  Brasil  |  +55 (48) 4009 2535 |  WhatsApp: +55 (48) 98853 8791  |  reservas@pousadacanasvieiras.com.br